quarta-feira, 26 de setembro de 2007

[Do you speak English?]

Todo mundo quem te se virar em inglês, nem que seja para ler os sites estrangeiros. Mas quantos de vocês já teve que falar em inglês a trabalho? Uma vez participei de uma reunião onde um chefão, que cobrava inglês da sua turma, teve que "gastar" o seu com o pessoal estrangeiro, que também não tinha o inglês como sua lingua pátria. Foi divertido. Ninguém se entendeu. Ainda bem que era só uma apresentação de portifólio. Foi libertador também poder falar sem vergonha já que o inglês deles era pior que o nosso.

Resumindo: Em terra de cego quem tem um olho é realmente Rei...

[Hora do Almoço]

A não ser que você trabalhe numa fábrica com refeitório interno você sempre vai ter problema com o horário do almoço. Primeiro porque cada um sai de acordo com seu relógio biológico, assim uns saem as 12 outros as 13. Não importa a hora que você saiu, vale a hora que seu chefe acha que você saiu e é sempre para menos. Ele também não vai lembrar dos dias que você almoçou em menos tempo que prevê a lei.

Acho que a saída é almoçar sempre com seu chefe...

[Mail corporativo]

As organizações ainda não se decidiram como lidar com a ferramenta de trabalho Mail. Lógico que que querem que seus usuários a usem com discernimento, mas se isso fosse fácil o mundo seria um lugar bem mais fácil de viver! Então criam regras, quase sempre, não verbais de como usar esta ferramenta.

1) Uso exclusivo para sua atividade de trabalho - ao mesmo tempo bloqueiam acesso aos suas contas pessoais alegando que afetam a segurança da informações corporativas - será que daqui a alguns anos vamos poder ligar para casa e amigos durante o expediente?

2) Bloqueam arquivos em formatos Zip, mp3 e etc. - enquqnto isso suas tarefas são cada vez maiores, gerando arquivos mais pesados que não cabem nos servidores internos que estão cheios de lixo ou pedem inovação que podem levar você a trabalhar com arquivos em formatos não tão convencionais.

Mas deixe de mandar a informação ao seu chefe para alegando qualquer limitação do servidor de mail ou reclame da quantidade de spam que recebe para ouvir elogios nada gratificantes do chefe...

[Vizinho de Baia]

Todo mundo que vive nos escritórios modernos de baias baixas (open space) já teve que aturar um vizinho chato. Daqueles que um gosto musical horroroso e acha que não precisa de fone, te obrigando a ouvir aquela porcaria. Quando ainda não canta junto! Isso para mim é mais aceitável que ter que aturar os que falam auto. E ainda falam auto sobre sua vida particular. Curiosamente, só sobre suas conquistas. De como acertou na valorização da ação que comprou ou como está escolhendo um carro novo bem acima do padrão médio da turma. Então um belo dia, tipo um dia de fúria, você fala tão auto quanto ele e diz tudo que pensa sobre ele.

E como o mundo dá muita volta ele acaba virando seu chefe e lá se foi a sua chance de ser promovido... Mas a memória do momento faz tudo valer a pena.

[Começando a Carreira]

Sempre que vejo um estagiário me lembro dos meus dias na posição. Eu nunca planejei minha carreira mas meu último estagiário tinha um plano traçado nos mínimos detalhes. O primeiro passo era arranjar o estágio. Em qualquer área de uma grande empresa e entender sua dinâmica de funcionamento. Depois mudar para a área de Finanças, sua verdadeira paixão (ele era engenheiro de produção). Uma vez lá queria aprender tudo em alguns poucos anos até que saisse para montar seu próprio negócio.Será que os tempos mudaram ou eu que era um cara sem objetivos?

Acho que a verdade é que algumas pessoas amadurecem mais cedo e conseguem ver o que precisam fazer para ter sua paz interior, outras, como eu, precisam levar uns safanões da vida para aprender...

[Papo de Cafezinho]

Como primeiro post do Sobrevivendo resolvi falar sobre o cafezinho. Esta é a principal desculpa de todos para esticar as pernas e quebra a rotina de uma tarefa enfadonha ou longa demais para sua paciência. É também o local onde eu trabalho mais. Um trabalho pouco valorizado e muitas vezes criticado. É lá que você consolida relacionamento com pares e superiores. É daqueles breves minutos que as pessoas decidem priorizar atividades que ajudarão seu trabalho baseado apenas em quão empático você consegue ser. Todos tem mais tarefas diárias que seu horário de expediente e seu networking vai fazer a diferença em ter seu trabalho, que depende de outros, terminado no prazo.

O pior é que só tomo café no escritório...